Parasitas Externos – Carraças

As carraças são pequenos artrópodes, parentes das aranhas.
Uma carraça adulta pode chegar a pôr 20.000 ovos que caem ao chão e se desenvolvem preferencialmente em locais com vegetação e algum grau de humidade.

São parasitas que se alimentam exclusivamente de sangue do hospedeiro. A doença conhecida como "Febre da Carraça" abrange uma série de patologias provocadas por diferentes agentes e indivíduos que têm em comum o facto de serem transmitidos pela picada da carraça. Entre elas:

*Babesiose: o parasita, Babesia spp, destrói os glóbulos vermelhos, provocando anemias, febre, anorexia; fatal se não for instituído o tratamento atempadamente.

*Doença de Lyme: o agente Borrelia spp provoca uma doença de difícil diagnóstico e pode deixar sequelas nos animais infectados.

*Erliquiose: o parasita Ehrlichia canis, entre outros, causa sintomas diversos, desde febre, anemias, hemorragias...

Em todo o Mundo, as carraças são a segunda causa de transmissão de doenças infecciosas, a seguir ao mosquito. A "Febre da Carraça" é uma zoonose, isto é, pode afectar o Homem, mas ATENÇÃO que NÃO é o cão nem o gato que o faz. SOMENTE a carraça pode contaminar o ser humano.

PREVINA a infestação de carraças no seu animal. No mercado, existe uma vasta gama de produtos para prevenir a infestação de pulgas e carraças. A aplicação de pipetas mensais ou coleiras insecticidas de qualidade são o modo mais eficaz.

Aconselhe-se no seu MÉDICO VETERINÁRIO!