Ciclos Reprodutivos

Ciclo reprodutivo da gata e do gato

Na espécie felina, o chamado “cio” é a fase do ciclo em que a gata apresenta um comportamento muito evidente e característico (vocalizações constantes, rebola e esfrega-se em objetos e pessoas mais frequentemente). As gatas apresentam o seu primeiro cio, geralmente, entre os 7 e os 9 meses, podendo variar entre os 5 e os 12 meses. Este é também influenciado pelo seu peso corporal. O início da actividade ovárica e da maturidade sexual normalmente ocorre quando o animal apresenta de 2.3 a 2.5 kg.

 A gata faz parte das espécies ditas poliéstricas sazonais. É sazonal porque a sua actividade sexual não é contínua ao longo do ano, e é poliéstrica porque numa mesma época reprodutiva, a gata apresenta vários períodos de cio. A época sexual está intimamente ligada, na espécie felina, à duração do dia (numero de horas de luz diárias). No hemisfério norte a época de reprodução das gatas é principalmente de Janeiro a Outubro. Durante esta fase, as gatas entram em cio periodicamente, sendo o intervalo entre cada cio de aproximadamente 12 a 21 dias.

A gestação dura aproximadamente 63 a 67 dias, podendo variar entre a 59 a 71 dias.

Os machos não têm cio, apresentando um comportamento sexual contínuo. A partir dos 5/6 meses tendem a fazer marcação de território, urinando contra as paredes e objectos da casa. Ficarão mais agitados no caso de existirem fêmeas em cio por perto.

Ciclo reprodutivo da cadela e do cão

Na cadela a “puberdade” é caracterizada pelo aparecimento do cio pela primeira vez. Esta é atingida em média aos 7 a 8 meses de vida. A raça tem um papel muito importante: as de pequeno porte normalmente têm o primeiro cio entre os 6 e os 7 meses de idade, enquanto as raças de grande porte podem iniciar o seu ciclo reprodutivo entre os 9 e 12 meses de idade.

Normalmente, as cadelas possuem intervalos de 6 meses entre cios. Porém, em raças como Pastor Alemão podemos considerar normal um intervalo de 5 meses, bem como para cadelas de raça Basenji um cio a cada 12 meses.

As cadelas não possuem menopausa, apresentando ciclos reprodutivos durante toda a vida.

A gestação na cadela dura aproximadamente entre 63 a 65 dias, podendo variar entre 56 a 70 dias.

Os machos não apresentam cio, apresentando um comportamento sexual contínuo.